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Dicas Qualicenter Auto
Um pneu bem calibrado garante mais segurança na hora de dirigir e ajuda a reduzir o consumo de combustível. A calibragem errada pode não só comprometer a segurança dos ocupantes do veículo como também prejudicar o desempenho do automóvel.
O correto é calibrar os pneus a cada 15 dias. Sempre com pneus frios, ou seja, tendo rodado no máximo 3 quilômetros. A pressão deve ser sempre a recomendada pelo fabricante do veículo, que em alguns carros está fixada na porta do motorista. Se não for o caso, no manual está descrita a pressão adequada.
Para utilizar o potencial total do pneu, deve ser feito um rodízio a intervalos de 5.000 km. Os pneus deverão ser trocados de posição após análise do seu estado geral. O rodízio serve para compensar diferenças em desgastes, permitindo um aumento em quilometragem e eficiência e proporcionando uma boa estabilidade, especialmente em curvas e freadas.
O nível de óleo do motor só deve ser verificado, de preferência, com o carro desligado e frio e pelo menos 5 minutos após o mesmo ter sido desligado. Se você não esperar pelo menos este tempo, o óleo que ainda está circulando por dentro do motor do seu veículo não terá tempo de se depositar no recipiente onde fica a vareta e o nível sempre vai estar abaixo do recomendado. Na vareta de óleo existem duas marcas que indicam o nível máximo e o mínimo para o óleo. O nível de óleo correto está entre estas duas marcas.
Nível acima do máximo – excesso de óleo – suja as velas, o corpo de borboleta, etc.
Nível abaixo do mínimo – pouco óleo – dificulta a lubrificação do motor.
Verifique o nível da água do radiador visualmente, ou seja, abra o capô do motor e olhe o nível dentro do vasilhame sem abrir a tampa do mesmo.
A falta de água no sistema de arrefecimento pode causar danos graves ao motor. Complete ou faça a troca do líquido na Qualicenter Auto sempre que possível.
Conforme indicado pelo fabricante do veículo ou, pelo menos, a cada 10.000 Km, e sempre que o veículo sofrer impactos fortes; ocorrer a troca de pneus; os pneus apresentarem desgastes irregulares; forem substituídos os componentes da suspensão; e o veículo estiver “puxando” para um lado.
As pastilhas, discos e lonas de freio fazem as rodas pararem devido ao contato com o disco de freio. A duração está diretamente ligada à forma de uso. Se for um carro que transita frequentemente dentro de cidades, onde é necessário frear constantemente em engarrafamentos, cruzamentos ou sinais fechados, elas serão gastas em menos tempo. A recomendação de fabricantes é observar o que diz o manual do proprietário, mas sempre nas revisões é indicado que se avalie como está o sistema.